quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estado de saúde de Mestre Bento se agrava


Mestre Bento, do grupo "Raízes da Terra" de Marapanim, voltou a ser internado pela terceira vez no Hospital São José, na cidade de Castanhal, por conta do agravamento de seu estado de saúde. Segundo os médicos, o mestre apresenta um quadro de grave doença pulmonar ainda não totalmente diagnosticada, mas considerada como de alto risco.

Com perda acentuada de peso, febre e dores constantes, Mestre Bento no entanto não se deixa abater pela doença e tenta manter seu bom humor e sua esperança de recuperar sua saúde, podendo então voltar à ativa naquilo que mais gosta de fazer na vida: Carimbó.

Mas a atitude otimista do mestre contrasta com as precárias condições financeiras dele e de sua família para dar conta de todos os gastos necessários ao tratamento desse quadro clínico tão grave. Na última semana seus familiares tiveram que recorrer a doações de amigos próximos para poder realizarem exames que não estão disponíveis na rede pública de Castanhal, como uma ressonância do pulmão e outros procedimentos só existentes em clínicas particulares. 

Solidariedade agora precisa ser concreta e urgente

Diante dessa situação lamentável, a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro faz novos apelos à solidariedade concreta de tod@s que amam o Carimbó e a cultura popular, e que se encontrem em condições de ajudar este mestre, este artista popular e este cidadão a ter acesso ao tratamento digno e adequado do qual precisa urgentemente. Mantemos disponível a conta da filha do mestre, Zuleide Alves, para o depósito de doações em qualquer valor.

A conta bancária é: Banco do Brasil, Conta Poupança nº 11321-2, Agência 2272-1, Titular ZULEIDE PEREIRA ALVES. Pedimos que ao doar, a pessoa nos envie um email informando valor e seu nome (carimbopatrimonioculturalBR@gmail.com)

Agradecemos as inúmeras manifestações de solidariedade em relação ao mestre, e pedimos mais uma vez que possam se transformar em ações efetivas de apoio.

Show de Solidariedade ao Mestre Bento em outubro


A Campanha está organizando um grande show de solidariedade ao Mestre Bento em Belém, no mês de outubro. Já foi solicitada a pauta no Teatro Gasômetro e estamos no aguardo dessa confirmação para podermos prosseguir nos preparativos do evento.

O show terá caráter beneficiente, com venda de ingressos a ser revertida integralmente para o tratamento do mestre. Todos os artistas que irão participar abriram mão do cachê em solidariedade ao Mestre Bento.

Entre os artistas que já confirmaram presença estão D. Ionete Gama, Lucinha Bastos, Júnior Soares, Alcir Guimarães, Sancari, dentre outros. De Marapanim deverá vir o "Raízes da Terra", grupo fundado e liderado por Mestre Bento.

Informações sobre o show: (91) 9137-9017 ou 8722-9502.

Veja aqui outras notícias sobre Mestre Bento:


quarta-feira, 7 de setembro de 2011



As águas do Carimbó se encontram em Santa Bárbara do Pará

No remanso das águas tranqüilas dos rios e igarapés de Santa Bárbara do Pará, a meio caminho da Ilha de Mosqueiro, na região metropolitana de Belém, os tambores e maracas ancestrais ecoam o batuque e o canto invencível do CARIMBÓ, esse ritmo e essa dança nascida da criatividade e cumplicidade negra e indígena há mais de dois séculos, incorporada tão profundamente na alma paraense a ponto de ser reconhecida como uma das mais autênticas expressões de nossa identidade perante o mundo.

É o 1º ENCONTRO DAS ÁGUAS - Festival de Carimbó de Santa Bárbara do Pará, evento que acontece nestes dias 10 e 11 de setembro nessa cidade e que reunirá grupos, mestres, carimbozeiros e ativistas culturais de vários municípios paraenses, unidos sob a bandeira da Campanha Carimbó patrimônio Cultural Brasileiro. O evento é integrado ao Circuito ZIMBA PARÁ – Aliança de Festivais da Campanha do Carimbó, projeto que busca articular apoio e visibilidade para os festivais e eventos de carimbó no Estado.


E em Santa Bárbara, pequena cidade cercada de florestas e igarapés, o Carimbó vai chegar forte e belo como uma maré cheia, trazendo seus sotaques e sua diversidade para dois dias de festa e celebração da cultura popular paraense e brasileira.

Aqui vão chegar as tradições do carimbó da região metropolitana de Belém em suas várias vertentes, aquelas que resistem nas periferias onde falta tudo menos a alegria e a esperança, e que já nos revelaram mestres como Verequete, Cazuza, Manoel Alexandre, Juvenal, Hélio, Manézinho, Curica, Jaci, entre outros. É o carimbó urbanizado mas com seu sotaque caboclo preservado, zeloso da herança recebida dos antigos que vieram lá do interior lutar pela vida e trouxeram na bagagem essa música e essa dança.

Aqui se encontrarão com a tradição secular do carimbó da região do Salgado Paraense, das comunidades da beira da praia e dos grandes rios que deságuam no oceano, das pequenas vilas e cidades com nomes indígenas plenos de poesia como Marapanim e Maracanã, ou com nomes de antigas cidades portuguesas como Curuçá e Santarém Novo. De lá virão os herdeiros do talento de mestres como Lucindo, Uróia, Durval, Celé, eternizados na memória do povo dessa região e a nos ensinar o amor pela tradição carimbozeira que segue viva e cada vez mais forte.

A Pororoca do Carimbó

Segundo os irmãos Cazuza e Ilson, mestres do Grupo Unidos do Paraíso e idealizadores do evento, o nome do festival quer simbolizar esse encontro entre o carimbó que vem das águas salgadas e o carimbó das águas doces de Santa Bárbara e Belém, uma verdadeira pororoca cultural que promete arrastar os apaixonados pelo ritmo e o povo em geral.

Eles contam que a idéia de promover um festival na cidade vem desde 2008, quando realizaram o 1º Encontro da Campanha do Carimbó no mesmo Centro Comunitário que sedia o evento este ano. Desde então participam ativamente da Campanha, indo aos encontros e festivais promovidos nas demais cidades e observando o modo de fazer os eventos em cada lugar. A principal referência é o Festival de Carimbó de Santarém Novo, o FEST RIMBÓ, evento que conheceram de perto em 2010. “Agora é a nossa vez de receber todo mundo...”, comemora mestre Ilson.


A expectativa dos mestres e seus companheiros é de que participem grupos de vários municípios paraenses, tanto de Belém e região quanto do interior, principalmente do Salgado Paraense. “Já temos confirmação de grupos de Magalhães Barata, Curuçá, Maracanã, Capanema, Ananindeua e Belém, revela mestre Cazuza, compositor e vocalista do Unidos do Paraíso. “E olha que tivemos pouca divulgação...Já pensou se isso vai pro jornal e pra televisão?”, se diverte mestre Ilson, sempre bem humorado.

Se depender da vontade e alegria dessa dupla e seus aliados, Santa Bárbara vai conquistar seu merecido lugar no mapa do carimbó paraense, fortalecendo a tradição local, cujo estilo singular varia entre o rural e o ecológico nas letras e melodias inspiradas no cenário e cotidiano da cidade.

Organizado pelo Grupo de Carimbó Unidos do Paraíso em parceria com o Centro Comunitário de Sta. Bárbara e a Campanha do Carimbó, o 1º ENCONTRO DAS ÁGUAS tem o apoio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, da Prefeitura Municipal de Sta. Bárbara do Pará, da Prefeitura Municipal de Marituba, da Rádio Comunitária Sta. Bárbara FM e de empresas locais. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.


O Festival e suas atividades

Veja aqui alguns destaques do Festival:

Troféu Mestre Cazuza: é uma Mostra Musical de Carimbó, não competitiva, onde os grupos de carimbó apresentam composições inéditas e originais, estimulando a renovação do repertório do gênero. Batizado em homenagem ao mais conhecido mestre de Santa Bárbara em atividade, é aberto a grupos de todo o Pará, distribuindo premiações nos estilos Raiz (ou tradicional, pau-e-corda) e Livre (que permite releituras e fusões), valorizando a beleza e diversidade dos sotaques e estilos do carimbó.

Encontro da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro: espaço de diálogos e reflexões onde se discutirá as questões relacionadas ao processo de registro em andamento e também as estratégias de fortalecimento e continuidade da rede social e cultural criada a partir desse movimento. Terá a participação do IPHAN, Ministério da Cultura, Fundação Cultural Tancredo Neves, dentre outras instituições.

Circuito Cine-Carimbó: mostra audiovisual itinerante sobre a temática do Carimbó que será realizada no âmbito do evento, com a exibição de filmes como “Chama Verequete”, “O Grande Balé de Damiana”, entre outros. O Cine-Carimbó é uma ação da Campanha do Carimbó e percorre as comunidades carimbozeiras da capital e do interior do Estado.

SERVIÇO:

O que: 1º ENCONTRO DAS ÁGUAS - Festival de Carimbó de Santa Bárbara do Pará
Quando: 10 e 11 de setembro de 2011
Onde: Centro Comunitário de Santa Bárbara, Rua Raimundo de Vera Cruz, nº 449, Bairro Centro, Sta. Bárbara do Pará.
Como chegar: Veja AQUI

Contatos da Coordenação:
• Santa Bárbara: (91) 9978-1483 (Davi) e (91) 9919-8176 (Mestre Ilson)
• Belém: (91) 8263-9738 / 91379017 / 8722-9502 (Isaac Loureiro)
• Correio eletrônico: carimbopatrimonioculturalBR@gmail.com


PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 10/set – Sábado
06:00
Alvorada do Festival com fogos e cantorias
09:00 às  12:30
Encontro da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”
Tema: O Carimbó e suas necessidades de promoção e salvaguarda 
Convidados: Grupos e mestres de Carimbó, IPHAN/PA, MINC Regional Norte, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretarias Municipais de Cultura da região
18:00
Abertura oficial do Festival
18:30
Festival Mirim de Carimbó
19:30
Circuito CINE-CARIMBÓ
20:00
Troféu “Mestre Cazuza”
00:00
Show com os Grupos Unidos do Paraíso e Sancari
Dia 11/set - Dom
  06:00
Alvorada do Festival com fogos e cantorias
07:00
Café da manhã
09:00 às 12:00
Encontro dos Mestres de Carimbó
Tema: Mestres e seus ofícios
Convidados: Mestres e Mestras de Carimbó
12:00
Almoço com banho de igarapé no balneário local
6:00
Arrastão do Carimbó
18:00
Festival Mirim de Carimbó
19:00
Troféu “Mestre Cazuza”
00:00
Show com os Grupos Unidos do Paraíso, Sancari e convidados

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

AÇÃO SOLIDÁRIA PELA SAÚDE DE MESTRE BENTO, DE MARAPANIM


Movidos pela solidariedade, grupos de carimbó e produtores culturais da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro se mobilizam para apoiar Mestre Bento Pereira Alves, fundador e mantenedor do Grupo Raízes da Terra, um dos mais tradicionais e conhecidos conjuntos de carimbó do município de Marapanim, um dos signatários do pedido de registro do carimbó como patrimônio cultural imaterial junto ao IPHAN em 2008.

Aos 84 anos, Mestre Bento enfrenta um grave problema de saúde pulmonar, só recentemente diagnosticado pelos médicos, e teve que ser internado pela segunda vez em menos de um mês para poder receber medicação permanente. O tratamento dele exige a realização de vários exames, alguns deles bastante caros para os modestos recursos de um mestre que sempre viveu da pesca e da agricultura, e que hoje sobrevive com uma irrisória aposentadoria.

Sua família vem desde então se desdobrando para conseguir os recursos necessários ao seu tratamento, mas a humilde condição material dos filhos e parentes impõe sérias dificuldades financeiras para atender as necessidades urgentes do mestre.

A Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, na qual Mestre Bento é liderança muito querida e respeitada, se soma ao esforço de familiares e amigos do mestre para assegurar com urgência as condições dignas de tratamento e breve restabelecimento de sua saúde. Para isso, estamos disponibilizando uma conta bancária para doações em dinheiro, bem como telefones de contato para quem puder ajudar de alguma outra forma. Toda ajuda é bem vinda, o importante agora é cuidar da saúde do mestre e garantir a continuidade de seu trabalho maravilhoso.

A conta bancária é: Banco do Brasil, Conta Poupança nº 11321-2, Agência 2272-1, Titular ZULEIDE PEREIRA ALVES.

Os telefones de contato são: (91) 9918-9368 (Zuleide Alves, filha do mestre), (91) 8263-9738 (Isaac Loureiro, coordenação da Campanha do Carimbó)

Evento cultural solidário em Marapanim

Sensibilizados com a situação, lideranças de vários grupos de carimbó de Marapanim, apoiados pelo Ponto de Cultura Memória Marapaniense, promovem neste domingo, dia 4 de setembro, um evento cultural em prol de Mestre Bento, visando arrecadar fundos para ajudar sua família nas despesas com seu tratamento. A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para a importância da valorização de pessoas como ele, um mestre de cultura popular, responsável pela preservação e difusão das tradições culturais do município e do Pará, em especial o nosso carimbó, hoje em processo de registro como patrimônio cultural brasileiro.

O evento acontecerá no Bosquinho de Marapanim, próximo ao Terminal Rodoviário, e terá apresentações de grupos de carimbó e a realização de um bingo com vários prêmios doados por empresas e instituições da cidade. A programação está prevista para iniciar a partir das 11 da manhã, com acesso livre do público em geral.

Saiba um pouco mais sobre Mestre Bento

Pescador, agricultor, compositor de carimbó, amo de boi-bumbá, organizador de cordão de pássaro, líder comunitário, memória viva da cultura marapaniense e paranese, mestre de cultura popular...Foi na prática de todos esses ofícios e funções que Mestre Bento conquistou a admiração e o respeito de sua comunidade, tendo se tornado uma referência para a cultura da lendária Marapanim, cidade considerada a capital do carimbó.

Fundador do Grupo Raízes da Terra, nascido em 1993 com o nome de Saratú, Mestre Bento hoje é reconhecido no Pará e no Brasil pelo trabalho desenvolvido em torno da valorização e difusão do carimbó tradicional, tendo sido contemplado duas vezes (em 2008 e 2009) com o Prêmio Culturas Populares promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura. Foi também um dos premiados pelo Edital Prêmio Maestro Adelermo Matos de Cultura Popular, realizado pela SECULT-PA em 2008. Em 2010 seu grupo teve o projeto de oficinas de danças regionais selecionado no Edital Microprojetos Mais Cultura para a Amazônia Legal, patrocinado pela Funarte/Ministério da Cultura.