quarta-feira, 27 de julho de 2011

"O GRANDE BALÉ DE DAMIANA" É DISPONIBILIZADO NA INTERNET


O GRANDE BALÉ DE DAMIANA from Instituto Marlin Azul on Vimeo.

"O Grande Balé de Damiana" é um filme revelador da peculiaridade e das tradições da Irmandade de Carimbó de São Benedito, organização cultural centenária da cidade de Santarém Novo, no litoral do Pará, única remanescente e guardiã do Carimbó de São Benedito, manifestação que une a devoção popular ao Santo Preto e a paixão pelas festas de carimbó pau & corda, preservada e transmitida pela oralidade há mais de um século nesse município.

O vídeo conta a história de uma jovem fictícia chamada Damiana, que sonhava em dançar nas festas de Carimbó da Irmandade de São Benedito, da então Vila de Santarém Novo, mas era impedida por uma antiga regra que proibia a participação dos jovens da comunidade nessas festas e previa uma punição terrível para quem ousasse desobedecer esse preceito. Ao desafiar essa regra, Damiana dá início a uma nova tradição que irá marcar profundamente o imaginário da comunidade.

Tendo como cenário a natureza exuberante de Santarém Novo, a história de Damiana e sua paixão pelo carimbó apresenta o universo das tradições e da mística da secular Irmandade de Carimbó de São Benedito, hoje reconhecida como uma das mais importantes manifestações da cultura popular paraense e amazônica, mostrando ao público brasileiro um pouco desse Brasil profundo que a maioria desconhece, mas que é componente fundamental da identidade brasileira. Uma história e um olhar produzidos por pessoas da própria comunidade onde o vídeo será realizado

O vídeo é resultado do Projeto Revelando os Brasis - Ano II, iniciativa do Ministério da Cultura, promovida pelo Instituto Marlin Azul com a parceria do Canal Futura. O objetivo é promover processos de inclusão e de formação audiovisuais através do estimulo à produção de vídeos digitais por moradores de cidades com população de até 20 mil habitantes.

Esses vídeos são produzidos a partir de histórias selecionadas em um concurso nacional, cujos autores passam por uma oficina de formação básica em audiovisual. A idéia é democratizar a produção cultural em vídeo, selecionando propostas vindas dos municípios e transformando simples moradores, sem necessariamente nenhum conhecimento técnico, em diretores de filmes sobre sua comunidade ou região.

Entre os 40 selecionados da edição de 2006 estava JOÃO PEREIRA LOUREIRO JUNIOR, jovem escritor do município de Santarém Novo, Pará, autor e diretor do vídeo, ele também devoto e dançarino do carimbó da Irmandade. As filmagens aconteceram na comunidade em agosto de 2006, mobilizando toda a cidade. O elenco e a produção é local.


O vídeo está disponível para assistir no site do projeto Revelando os Brasis.

Confira abaixo a ficha técnica e a sinopse do vídeo.

Ficha Técnica
Roteiro e Direção:
João Loureiro Jr.
Produção:
João Loureiro Jr.
Isaac Wyllian Farias Loureiro
Elenco:
Milka Santa Brígida de Souza
Alba de Fátima Marques Costa
Raimundo Corrêa Costa
Eraldo Monteiro do Nascimento
Ernaldo Loureiro da Silva
Imagens:
Wesley Braun
Edição:
Aladim Júnior
Pedro Afonso
Max Lima
Som:
Cássio Rosa

SINOPSE: Encantada pela magia do carimbó, Damiana resolve dançar na Festa de São Benedito, ignorando a secular tradição que proíbe a participação de jovens. Ao quebrar essa regra, Damiana dá início a uma lenda que irá marcar para sempre o imaginário de Santarém Novo e do jovem Donato, que verá sua descrença cair por terra ao ver Damiana em seu eterno balé de carimbó.

Conheça Santarém Novo: Fundação: 1961 / Localização: Nordeste paraense, a 136km de Belém / 6.028 habitantes / 230km²

Transformado em freguesia em 1868, o povoado se tornou município em 1890. Porém, em 1906, as terras passaram a integrar o município de Igarapé Açu; após uma sucessão de tentativas em vão, a localidade ganhou autonomia política em 1961. É reconhecida pelas suas ricas e centenárias tradições culturais, das quais o Carimbó de São Benedito é a referência principal.

sábado, 16 de julho de 2011

MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE AO MESTRE ALARINO E AO BOI CAPRICHOSO


A Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro manifesta sua solidariedade ao Mestre Alarino e aos brincantes do Boi-Bumbá Caprichoso, de Belém do Pará, uma manifestação cultural popular que existe e resiste há mais de 60 anos na capital paraense e que agora, por conta de inúmeras dificuldades enfrentadas por seu mestre, se encontra às vésperas de ser definitivamente encerrada.

Conhecemos Mestre Alarino e seu maravilhoso trabalho, premiado nacionalmente através do Prêmio Culturas Populares promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura, e reconhecido também pelo governo paraense por meio do Prêmio Culturas Populares "Mestre Verequete" concedido pela SECULT em 2009, além das inúmeras participações em eventos nacionais, regionais e locais sempre defendendo a causa das culturas populares e tradicionais, da qual é um grande e incansável guerreiro.

É dele a frase que ficou famosa durante a II Conferência Nacional de Cultura e que definiu com sua sabedoria e simplicidade de mestre para que serviria a conferência: "para conferir se tudo está nos conformes." (confira aqui)

E nos conformes, as coisas infelizmente não estão, principalmente quando um mestre como Alarino, apaixonado pela sua brincadeira, que dedicou sua vida a defender e manter viva a manifestação do Boi-Bumbá em um ambiente urbano como Belém, se vê obrigado a encerrar seu brinquedo para não vê-lo definhar sem apoio e condições dignas de existência.

As comunidades e grupos carimbozeiros organizados na Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, lamentamos profundamente que uma tradição tão antiga e bela esteja ameaçada dessa forma, entendendo que a responsabilidade dessa situação cabe em grande parte à ausência, descontinuidade ou insuficiência das políticas públicas para as culturas populares e tradicionais de Belém, do Pará e do Brasil. Políticas essas que Alarino e seu Boi tanto batalharam para construir e que ainda exigem cada vez maior esforço, coragem e determinação de tod@s nós para que saiam do papel e nos ajudem a transformar a realidade de dura exclusão e preconceito enfrentadas por nossas manifestações tradicionais.

Ao Mestre Alarino e seus brincantes, declaramos nossa solidariedade e fazemos côro às diversas vozes que se levantam em Belém e em outras partes do país pedindo que o Boi Caprichoso morra mais uma vez, mas de mentirinha, para ressuscitar novamente nas próximas quadras juninas que virão, mantendo viva a alegria e o encanto de nosso povo e de nossas crianças, as de hoje e as de sempre.

Belém, Pará, 16 de julho de 2011.

Contato do Mestre Alarino: (91)  3238-2673

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CARIMBÓ DA IRMANDADE DE SÃO BENEDITO SE APRESENTA NO RIO DE JANEIRO EM EVENTO INTERNACIONAL



O grupo de carimbó "Os Quentes da Madrugada" - da centenária Irmandade de São Benedito da cidade de Santarém Novo (PA) - participará pela primeira fez do FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, cuja 9ª edição acontece no Rio de Janeiro no período de 05 a 17 de julho de 2011.

O convite partiu da Secretaria da Cidadania e da Identidade do Ministério da Cultura, que promove durante esse evento o 1º Encontro Nacional Cultura e Infância, realizando debates e reflexões sobre a formulação de políticas culturais voltadas para as crianças e adolescentes brasileiros.

Uma das atrações da Noite FIL da Cultura Popular, "Os Quentes" farão apresentação de música e dança ao lado de outros artistas populares como Lia de Itamaracá (PE), principal mestra cirandeira do país. Será um encontro inédito entre o carimbó e a ciranda, marcando um novo passo na luta pelo reconhecimento do carimbó como patrimônio imaterial da cultura brasileira, fortalecendo o processo de registro que está em andamento junto ao IPHAN/MinC.

A participação dos "Quentes da Madrugada" no evento marcará o terceiro encontro do grupo com o público carioca, que já teve a oportunidade de vê-los em 2008,através do projeto de Circulação Nacional patrocinado pela Petrobrás, e em 2010, no Encontro Nacional da Diversidade Cultural promovido pela SID/MinC.

A apresentação do grupo será às 20 h do dia 14 de julho (quinta-feira), no Teatro Carlos Gomes (Pça. Tiradentes, Centro).

Vejam mais informações do evento no site http://www.fil.art.br/