terça-feira, 28 de outubro de 2008

Produtor musical de São Paulo faz registro sonoro do Carimbó

O músico e produtor Alfredo Bello, que já viajou por todo o Brasil para pesquisar sobre a cultura musical popular, está agora no Pará para gravar em áudio e vídeo mais uma manifestação da tradição cultural do país: o carimbó. Em parceria com a Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, Alfredo esteve em cidades do interior paraense durante o fim de semana para gravar com grupos e mestres. Nesta terça-feira (28), ele estará com grupos de Icoaraci também para fazer o registro.

O trabalho de gravar e publicar discos representativos da cultura musical popular é realizado desde 2004, quando o produtor lançou o selo Mundo Melhor, após mais de dez anos de pesquisa. O Mundo Melhor se divide em duas séries: Brasil Passado Futuro (BPF), linha onde serão feitas as gravações do carimbó, e a série Novas Estruturas, voltada para a gravação de trabalhos mais experimentais, “produções musicais contemporâneas com um pé na tradição e outro no novo”.

Atualmente, as tradições musicais produzidas no Terreiro Du Passo – estúdio onde são gravados os registros do Mundo Melhor –, são disponibilizadas pela internet através do blog www.selomundomelhor.org. Lá estão arquivados músicas, fotos, vídeos e textos que permitem uma compreensão maior do universo cultural pesquisado e do trabalho desenvolvido por Alfredo em benefício dessas manifestações da música popular tradicional.

Veja abaixo os locais e os grupos / mestres a serem registrados por Alfredo Bello, no Estado do Pará:

- Unidos do Paraíso (Santa Bárbara)
- Mestre Pedro, Mestre Montano, Mestre Roque (Fortalezinha – Ilha de Maiandeua)
- Grupo Alegria de Cafezal (Magalhães Barata – Cafezal)
- Mestre Coutinho, Grupo Caçulas da Vila e Grupo Águia Negra (Icoaraci).

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Carimbó celebra a diversidade cultural no Círio de Nazaré


Grupos e mestres carimbozeiros participaram de shows, rodas e homenagens à padroeira dos paraenses

O Círio de Nazaré, maior festa religiosa do país, também mobilizou os diversos grupos e mestres de carimbó que lutam pelo reconhecimento deste tradicional gênero musical paraense como patrimônio imaterial do Brasil. Seguindo o exemplo do próprio Círio, que já foi registrado como patrimônio cultural brasileiro em 2004, os carimbozeiros tomaram parte em várias atividades culturais promovidas na cidade de Belém durante estes dias.


A programação iniciou na terça-feira anterior ao Círio (dia 7) com a apresentação de grupos com diferentes sotaques de carimbó na Tenda do Carimbó, montada pela SECULT no Píer da Casa das 11 Janelas como parte do evento "Nazaré de Todos Nós", que trouxe vários shows musicais (incusive de artistas como Chico César, Arraial do Pavulagem e Trio Manari) para o público presenta na capital. Para mostrar um pouco da diversidade cultural do carimbó paraense, a tenda recebeu o grupo "Os Africanos" da Vila de Icoaraci, o grupo "Raízes da Terra" de Marapanim e o grupo "Os Quentes da Madrugada" de Santarém Novo, cada um deles com sonoridade, estilo de dança e tradições singulares, próprias do contexto histórico e cultural de suas comunidades.

Durante as três noites do evento, a Campanha do Carimbó mobilizou voluntários que colheram centenas de assinaturas de apoio ao pedido de registro feito ao IPHAN em fevereiro, assinaturas essas que expressam o desejo da sociedade em geral de ver o carimbó reconhecido oficialmente como patrimônio cultural de nosso país.


No sábado pela manhã o carimbó montou sua tenda em plena Feira do Ver-O-Peso para receber a procissão fluvial e prestar sua homenagem à Santa. O grupo "Sancari", que reúne músicos de Cachoeira do Arari, Cafezal e Belém, foi quem organizou e conduziu a festa, em parceria com os feirantes, mantendo uma tradição que se realiza há vários anos nesse local. Com a presença de muitos simpatizantes do carimbó, incusive turistas, o grupo tocou e dançou até o sol ficar a pino, sempre divulgando a iniciativa do registro do carimbó como patrimônio imaterial.


Logo em seguida o Arraial do Pavulagem deu início ao já tradicional Arrastão da Cobra Grande, que levou uma multidão pelas ruas da Cidade Velha até a Praça do Carmo, onde milhares de pessoas dançaram no ritmo do boi e do carimbó. Mais assinaturas de apoio foram coletadas pela Campanha durante o evento, que a cada ano atrai cada vez mais participantes nessa grande celebração da diversidade cultural da Amazônia.

No sábado à noite foi a vez do carimbó pau e corda do grupo "Borboletas do Mar", de Marapanim, animar a famosa Festa da Chiquita, evento profano e lúdico que se realiza há décadas no lendário Bar do Parque, reunindo a diversidade sexual e cultural da cidade de Belém. Próximo dali, no Anfiteatro da Praça da República, bandas e músicos de vários estilos participavam do Cirial 2008, mostra musical alternativa promovida há vários anos e que também manifestava apoio ao registro do carimbó.

No domingo, dia do Círio, a emoção tomou conta dos carimbozeiros e do povo presente dentro e fora da Casa da Linguagem, em plena Avenida Nazaré, quando foi realizada uma das mais belas homenagens à padroeira: batucando uma dezena de curimbós e tocando os instrumentos tradicionais do estilo pau-e-corda, músicos de vários grupos saudaram a passagem da berlinda cantando "Vós sois o lírio mimoso" em ritmo de carimbó, provocando uma alegre e emocionada reação dos romeiros que levavam a corda e até do arcebispo D. Orani, que chegou a ensaiar um passo de dança...


Organizada pela Fundação Curro Velho, a homenagem levou à multidão a informação da campanha pelo registro do carimbó como patrimônio cultural brasileiro, cujos representantes falaram e cantaram sobre essa iniciativa. O grupo "Raízes da Terra" (Marapanim) também tocou uma das músicas feitas para a campanha, sendo auxiliado por músicos do grupo Unidos do Paraíso (Sta. Bárbara) Grupo Regional Iaçá e do Paranativo (Belém).

No próximo ano, a perspectiva da coordenação da campanha é ter mais atividades e uma presença cada vez mais intensa do carimbó dentro do Círio, uma vez que ambos são patrimônio cultural do povo paraense e brasileiro.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Nazaré de Todos Nós" mostra a diversidade do carimbó paraense


Programação musical da SECULT em homenagem ao Círio traz vários sotaques de carimbó a Belém nos dias 7, 8 e 9 de outubro

Belém já vive o clima do Círio de Nazaré, a maior manifestação religiosa do país e uma das maiores do mundo. Mas o Círio também é um momento de celebração cultural e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove três dias de muita música no píer da Casa das Onze janelas, dentro da programação "Nazaré de Todos Nós", que pretende apresentar a beleza e a diversidade da música paraense e brasileira a todos os que visitam Belém nesta época.

Nos dias 07, 08 e 09 de outubro, a partir das 18h00, vários grupos de carimbó e cantores paraenses, além de atrações nacionais, se revezarão entre a Tenda Carimbó e o Palco no Píer das Onze Janelas com shows abertos ao público. Entre eles, estão o grupo de rock Autoramas (do Rio de Janeiro) e o cantor Chico Cezar, que contará com a participação do Trio Manari, uma das principais referências da música paraense contemporânea.

Na Tenda Carimbó, a diversidade e tradição do autêntico carimbó paraoara irá se apresentar com três grupos de diferentes regiões do Estado, com sotaques e identidades singulares, celebarndo o ritmo e expressão cultural que está em plena campanha para ser reconhecido como patrimônio cultural brasileiro.

No dia 07 (terça-feira), da Vila de Icoaraci vem o grupo Os Africanos, liderado por Mestre Coutinho desde 1952 e que é o mais antigo conjunto de carimbó em atividade na cidade de Belém.

No dia 08 (quarta-feira) é a vez do tradicional carimbó de Marapanim, no salgado paraense, representado pelo grupo Raízes da Terra, conduzido por Mestre Bento há 15 anos e uma das expressãos do carimbó praiano, continuadores da sonoridade forjada por mestres como Lucindo e Cantídio.

No dia 09 (quinta-feira) a noite é do carimbó de Santarém Novo, com o grupo Os Quentes da Madrugada, da centenária Irmandade de São Benedito, com seu ritmo sincopado e sua sonoridade única de percussão e voz que se mantém há várias gerações.

Além dos grupos de carimbó teremos o Coletivo Rádio Cipó com participações especiais de D. Onete e Mestre Laurentino, Walter Freitas, Mário Moraes e Rafael Lima, Almino Henrique, Gláfira, Alba Maria, Maria Lídia, Arraial do Pavulagem, Eduardo Dias, Pinduca e Trio Manarí. O acesso aos shows são totalmente gratuitos.

O projeto "Nazaré de Todos Nós" envolve ainda têm programação extensa, feita pelos órgãos culturais do Estado, reunindo música, exposições, a comemoração do aniversário de 23 anos da Rádio Cultura e o lançamento do edital dos Pontos de Cultura para o Estado do Pará, que também será feito no Píer da Casa das Onze Janelas, no dia 09, às 21 horas.

Confira abaixo a programação musical:

07 OUT
TENDA CARIMBÓ - 18 h
Os Africanos de Icoaraci

PALCO PRINCIPAL - 19h30
Walter Freitas/Mário Moraes e Rafael Lima
Coletivo Rádio Cipó / D. Onete e Mestre Laurentino
Autoramas – RJ

08 OUT
TENDA CARIMBÓ - 18 h
Raízes da Terra

PALCO PRINCIPAL - 19h30
Almino Henrique
Gláfira / Alba Maria e Maria Lídia
Arraial do Pavulagem

09 OUT
TENDA CARIMBÓ - 18 h
Os Quentes da Madrugada/
Irmandade de São Benedito

PALCO PRINCIPAL - 19h30
Eduardo Dias
Pinduca 21h – Lançamento do Edital dos Pontos de Cultura
21h30 -Chico César e Trio Manari

(Fonte: SECULT)

Carimbó é tema de debate no seminário "A Memória Musical na Amazônia"


Evento na UFPA discutirá o carimbó paraense como tema para pesquisas e projetos acadêmicos

O seminário "A Memória Musical na Amazônia", promovido pelo Programa de Pós-graduação em História da UFPA, pretende reunir em Belém diretores dos acervos e de instituições de cultura, pesquisadores, músicos e estudantes em torno de temas como: conservação e modernização dos museus; questões musicológicas e históricas a serem llevantandas por pesquisas acadêmicas e para performance; políticas públicas para o patrimônio cultural e estratégias de acessibilidade para o público.

Com início nesta terça-feira, 7 de outubro, o seminário terá em sua primeira conferência a participação da Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro", representada por Isaac Loureiro (Santarém Novo), que irá falar da importância do carimbó para a história da música amazônica e brasileira. O convite partiu dos organizadores do evento, Marta Geórgia e Aldrin Figueiredo.

O evento segue até o dia 9 de outubro, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, com inscrições gratuitas através do site http://memoriamusical.web12.f3.k8.com.br

Confira abaixo a programação completa do Seminário:

Dia 07/outubro:

9h ABERTURA
CONFERÊNCIA: A MEMÓRIA MUSICAL NA AMAZÔNIA
Prof. Dr.Márcio Páscoa (UEA)
Prof. Edilson Moura (Secretário de Cultura do estado do Pará -SECULT)
Sr. Isaac Loureiro (Campanha Carimbó – Patrimônio Brasileiro)
Debatedor: Prof. Dr. Aldrin Figueiredo (PPHIST – UFPA)

11h M-RI : OS ACERVOS MUSICAIS DO ESTADO DO PARÁ E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL
Prof. Ms. Jonas Arraes (Acervo Vicente Salles/ UEPA)
Sra. Paula Macêdo (MIS –SIM)
Sr. João Moreira (Fonoteca Satyro de Mello – FCTN)
Debatedora: Prof. Ms Daniel Araújo (ICG)

14h M-R II: A PESQUISA NOS ACERVOS DE MÚSICA
Profa. Dra. Vanda Freire (UFRJ)
Prof. Ms. Luiz Augusto Leal (UFBA)
Prof. Dr. Antônio José Augusto (UFRJ)
Debatedora: Ms. Dorothéa Lima ( IPHAN)

Dia 08/outubro

9h MRIII: ACERVO VIVO – INICIATIVAS LOCAIS E NACIONAIS DE PERFORMANCE E DIFUSÃO DA MÚSICA AMAZÔNICA
Prof. Dr. Valério Fiel (USP)
Sr. Gilberto Chaves
Profa. Dra. Lílian Barros (UFPA)
Debatedor: Prof. Paulo Assunção (IAP)

11h MR: O “PÚBLICO AMAZÔNICO” VISITA AS SUAS MEMÓRIAS NOS MUSEUS?
Prof. Dra. Lia Braga (UEPA/UFPA)
Profa. Iracy Gallo Ritzmann (SEDUC)
Profa. Lélia Fernandes (DPHAC-SECULT)
Prof. Ms. Urubatan de Castro (UEPA)
Debatedora: Profa. Dra.Magda Ricci (UFPA-ARQUIVO PÚBLICO)

14h GT’S: PATRIMÔNIO CULTURAL AMAZÔNICO: ESTUDOS E REGISTROS

Dia 09/outubro

09h às 16h VISITAÇÃO COORDENADA AOS ACERVOS DE MÚSICA DO ESTADO

LANÇAMENTO DA 1ª EDIÇÃO DA COLEÇÃO LITERÁRIA DO PPHIST-UFPA EM HOMENAGEM AO PROF. VICENTE SALLES
CULTURAL: MEMÓRIA VIVA

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Iaçá realiza roda de carimbó

O Grupo de Cultura Regional Iaçá realiza no próximo domingo, 5 de outubro, sua roda de carimbó. O evento começa a partir das 15h e terá show ao vivo com ritmos tradicionais, como o carimbó, o xote bragantino, o lundu e as toadas de boi. Além disso, o grupo apresentará vídeos inéditos e demais produções do Ponto de Cultura Iaçá.

DATA: 05/09/2008
HORA: A partir das 15h
LOCAL: Travessa Lomas Valentinas, 1080 (entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma). Bairro Pedreira.
INGRESSO: R$ 2,00
INFORMAÇÕES: 3083-9360 / 3277-1212 / 8184-5958 / 8877-4417