segunda-feira, 5 de maio de 2008

Reunião discute e define a agenda de maio

Debates e novas decisões marcaram a assembléia de articulação da Campanha pelo Registro do Carimbó, realizada no último sábado, 3 de maio, no auditório do IPHAN. As comissões de Articulação e Planejamento, de Eventos, a Pedagógica e a de Comunicação mostraram suas propostas e os trabalhos já executados em prol da campanha.
No início da reunião geral, os representantes da Campanha nas cidades do interior do Pará trouxeram as notícias dos encontros que têm se realizado nas suas cidades e sobre os que ainda se realizarão neste mês de maio (confira a agenda no blog).
Após o repasse das informações gerais, as comissões que atuam na organização da Campanha puderam apresentar as atividades que foram desenvolvidas ao longo do mês de abril e as propostas de trabalho para os próximos meses.
A Comissão de Articulação e Planejamento, por exemplo, propôs que se tenha reunião geral da Campanha uma vez por mês. Também foram estabelecidos critérios para que um grupo ou uma entidade ligada ao Carimbó faça parte da Campanha, como o preenchimento de um formulário de cadastro para adesão ao movimento, e uma justificativa quando a organização não puder ter representante nas reuniões mais de três vezes consecutivas. Além disso, foi aprovada a criação de uma Comissão Administrativa e Financeira, composta por três pessoas, igualmente proposta pela Articulação e Planejamento.
A Comissão de Eventos sugeriu a realização de um evento mensal da Campanha, uma roda de Carimbó com espaço para exposição e divulgação dos materiais do nosso movimento e dos grupos participantes, bem como para discussão sobre a importância do Carimbó no passado, no presente e para o futuro. A estrutura do evento está em articulação e logo será lançada para aprovação em reunião geral.
Os conceitos que a Campanha irá trabalhar fundamentaram as propostas da Comissão Pedagógica. Entre eles, o de Patrimônio Cultural Imaterial e o de Carimbó enquanto expressão da criatividade dos povos da Amazônia. A sugestão da pedagogia é que todos da Campanha possam participar de reuniões e debates, para aliar o acúmulo de conhecimento com a prática.
A Comissão de Comunicação, por sua vez, apresentou em assembléia as ferramentas que já estão sendo utilizadas na internet para a veiculação das informações sobre a Campanha: o blog, o fotolog e a comunidade oficial no Orkut. Também foi anunciada a proposta do informativo que irá circular no interior do Pará, a versão impressa das informações divulgadas eletronicamente.
Por fim, foi discutida a pauta da Campanha na visita do Ministro Gilberto Gil a Belém, na próxima terça-feira, dia 6. Na programação definida, diversos grupos de Carimbó, do interior e da Região Metropolitana de Belém, farão apresentação de música, dança e salva de tambores na chegada do cortejo que o ministro fará pela Cidade Velha até o Forte do Castelo. Além disso, numa ação simbólica, Mestres da nossa cultura (Carimbó, boi, quilombolas, indígenas, etc.) entregarão a chave do Forte ao ministro significando a retomada da fortaleza pelas culturas populares herdeiras da Cabanagem e da resistência indígena, negra e popular na Amazônia.

Nenhum comentário: