quarta-feira, 28 de maio de 2008

Encontro em Santarém Novo reúne carimbozeiros do Salgado

Grupos e Mestres carimbozeiros discutem sobre o registro do carimbó como patrimônio imaterial

O Carimbó é a música tradicional paraense por excelência. Absoluto na região do Salgado paraense, não há cidade onde não se encontre um desses conjuntos formados em sua maioria por músicos populares, pescadores, lavradores e tiradores de caranguejo que mesmo em condições adversas teimam em manter e renovar o Carimbó e as tradições a ele relacionadas. Pode-se dizer mesmo que o Carimbó é parte essencial da alma paraense e amazônida, sendo portanto componente importante da alma brasileira.

Santarém Novo, na microrregião do Salgado, é um dos municípios onde a tradição do Carimbó se manifesta de forma mais autêntica e profunda. Terra do lendário Carimbó de São Benedito, manifestação preservada há mais de um século por uma Irmandade que é mantida pela própria comunidade, a cidade às margens do Rio Maracanã se tornou uma das principais referências da cultura popular paraense, graças à originalidade, beleza e resistência de suas tradições culturais. O belo cenário natural dos manguezais e das praias temporárias da Reserva Extrativista Marinha Chocoaré-Mato Grosso completam o ambiente que alimenta e inspira os mestres de carimbó santareenses, em sua maioria pescadores e tiradores de caranguejo, este considerado o elemento mais famoso da culinária local.

Foi em Santarém Novo, terra onde se dança carimbó de paletó e gravata em onze noites e festa ininterrupta, que nasceu todo o movimento pelo registro do carimbó como patrimônio cultural do Brasil. Agora a cidade se prepara para realizar o seu Encontro Santareense de Articulação da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, a ocorrer no dia 31 de maio de 2008 (sábado), das 08 às 14 h, no Barracão da centenária Irmandade de Carimbó de São Benedito.

O Encontro pretende reunir os diversos grupos de Carimbó de Santarém Novo e região, seus mestres, músicos e dançarinos, as entidades culturais e as instituições públicas de cultura locais, para debater sobre o processo de registro do carimbó, além de discutir propostas de organização da campanha em nível local, buscando estruturar e planejar suas atividades nos municípios dessa área.

O evento será uma oportunidade para conhecer o trabalho de grupos como o “Trinca-Ferro Mirim”, conjunto formado só por crianças sob a orientação do mestre Bernardo Souza e que é um dos melhores exemplos de que é possível envolver as novas gerações na preservação das tradições culturais. Outra presença importante será do grupo “Os Quentes da Madrugada”, da Irmandade de S. Benedito, cujo repertório tradicional mereceu um registro em CD patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural e que participa de vários projetos nacionais em parceria com o grupo A Barca, de São Paulo.
Também estão confirmando presença grupos de carimbó de Salinas, Pirabas, Primavera, Quatipurú, Capanema, Nova Timboteua, Maracanã, Marapanim, Curuçá e outras localidades.

A Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” é uma iniciativa que busca sensibilizar e mobilizar a sociedade em torno da valorização e do reconhecimento do Carimbó como parte fundamental da cultura brasileira, sendo uma continuidade das reflexões e articulações promovidas pela Irmandade de São Benedito durante o
Festival de Carimbó de Santarém Novo desde 2005. Hoje organizada por entidades e grupos culturais de vários municípios, esta Campanha faz parte do processo iniciado junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – para registrar o Carimbó Paraense como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo apoiada pelo Ministério da Cultura, SECULT, FUNTELPA, Fundação Curro Velho, IAP, Fundação Tancredo Neves e outras instituições culturais.

Como parte fundamental do processo de registro, a Campanha está promovendo encontros de articulação em vários municípios onde o Carimbó é uma referência cultural profunda, em especial na zona litorânea paraense que abrange o Marajó, a microrregião do Salgado e a Zona Bragantina, locais que farão parte do inventário a ser realizado pelo IPHAN e pelo DPHAC/SECULT (Diretoria de Patrimônio) a partir deste ano.

A coordenação local do evento é da Irmandade de Carimbó de São Benedito e da Prefeitura Municipal, em parceria com os grupos de carimbó do município, tendo o apoio de várias instituições culturais governamentais e não-governamentais.

Serviço:
Encontro Santareense de Articulação da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”
Dia 31 de maio de 2008 (sábado), das 08 às 14 h, no Barracão da Irmandade de Carimbó de São Benedito, localizada na Tv. São Sebastião, Centro, Santarém Novo/PA.

Nenhum comentário: